agosto 11, 2023

Você já ouviu falar de Nutracêuticos?

Com a rotina cada vez mais apertada, refeições curtas e rápidas fazem cada vez mais parte da vida de milhares de brasileiros. Olhando para essa necessidade, se elaborou produtos com potencial de comtemplar as necessidades de determinadas substâncias como vitaminas e sais por exemplo de uma pessoa com carência nutricional.

Os   Nutracêuticos, de forma resumida, são suplementos alimentares que apresentam bioativos  com a forma concentrada de um composto que já estão presentes em alimentos conhecidos com o propósito  de melhorar a saúde de uma pessoa, podendo  oferecer um suporte nutricional através de suplementos que contem ativos em proporção muito superior ao encontrados em alimentos in natura.

Eles são pensados para dar uma aporte nutricional de substancias que não se consegue dentro da dieta de uma determinada pessoa, podem ser apresentados como capsulas, pós e até sopas e podem ser classificados como proteína fibras dietéticas, ácidos graxos poliinsaturados,(dos famosos  ácidos graxos ômega-3 e ômega-6), peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros antioxidantes.

Os Nutracêuticos foram fortemente procurados durante e logo depois do “boom” da pandemia devido a busca por fortalecer a imunidade e melhorar a qualidade de vida. Essa busca se deve ao fato dessa categoria de insumo, dependendo da sua composição, prevenir ou tratar doenças. De uma forma mais sucinta, pode se relatar que estudos clínicos comprovam a eficiência dessas  substancias como carotenoides licopeno precursores de vitamina a que atua no processo de formação da pele, unhas e cabelo, e estimula a microcirculação cutânea, como o Psyllium que reduz o tempo de trânsito intestinal, melhora o processo de evacuação além efeito benéfico na síndrome metabólica e  auxilia no controle glicêmico, vitamina B12 (cianocobalamina) que atua na manutenção das células sanguíneas, manutenção da bainha de mielina  além  tantos outros listados e bastante conhecidos e pesquisados  por estudiosos da área que garantem um resultado satisfatório.

Esses compostos manipulados devem ser consumidos sob a orientação de um profissional, uma vez que o excesso também provocar ricos a saúde, como por exemplo o àcido ascórbico (Vitamina c) que, quando utilizado em altas doses, podem causar a formação de cálculos renais, pode provocar hemorragia durante a gestação e quando associado a fármacos anticoagulantes, além de interações cm outros fármacos que o paciente já usa.

 De um modo geral, pode-se dizer à respeito desses insumos é que o uso devidamente orientado apresenta bons resultados, promovem o bem estar de pessoas que por algum tempo sofreu por deficiência de um nutriente importante para a manutenção de sua saúde. O mais importante a se destacar aqui, é que cada indivíduo tem necessidades especificas, que são próprias do seu gênero, da sua idade e das comorbidades que ele pode apresentar, e isso tudo deve ser pensado antes de tomar suplementação nutracêutica.

Edilene Alves de Almeida Teixeira CRF/MA 5157

Deixe um comentário