novembro 14, 2023

Desvendando a Onicomicose: o que você precisa saber.

A micose de unha ou onicomicose é uma patologia causada por fungos de diversos tipos como dermatofitias, não dermatofitias e leveduras. Como toda infecção causada por fungos, essa precisa deum ambiente propício para se desenvolver, elas dependem de um local úmido e quente e de um material biológico que eles possam se alimentar, no caso das unhas, eles se alimentam da queratina, uma proteína responsável por garantir resistência, endurecimento e brilho da unha, por isso quando há uma infecção, a aparência da unha é fortemente afetada.

Uma unha afetada por fungos possui características que apontam para a infecção:

  • Mudanças na cor: a unha pode alterar a cor ficando amarelada, opaca ou em tons brancos. Em alguns casos as unhas ficam com manchas escuras
  • Espessamento: A unha pode se tornar mais espessa e desenvolver uma aparência irregular
  • Mudanças na forma: A unha pode se distorcer, ode curvar para baio ou para cima.
  • Fragilidade: As unhas tendem a se tornar mais frágeis, se despender do leito inguinal causando dor e desconforto.
  • Mau cheiro: Em casos com grua de infecção avançada, pode haver odor desagradável proveniente da unha infectada.

A infecção acontece quando os fungos invadem e se estabelecem nas unhas dos pés ou nas mãos, essa infecção pode ocorrer por contato direto, como por exemplo instrumentos de manicure, ou calçar meias ou calçados de alguém contaminado e até mesmo andar descalço em locais úmidos como vestiários, saunas e piscinas. Alguns fatores contribuem para a instalação da onicomicose:  exposição continuada a ambientes úmidos, não secar bem os pés após o banho, não trocar as meias diariamente, perturbações circulatórias periféricas, imunidade deprimida, disfunções hormonais, diabetes e traumas nas unhas.

O tratamento da onicomicose pode variar dependendo da gravidade da infecção, do tipo de fungo envolvido e de outros fatores individuais. É importante ressaltar que o tratamento da onicomicose pode ser um processo longo e requer paciência, uma vez que as unhas crescem lentamente. Aqui estão algumas opções de tratamento comumente utilizadas:

  • Medicamentos antifúngicos tópicos como esmaltes e cremes contendo ciclopirox, ou terbinafina,;
  • Medicamentos antifúngicos orais em casos mais resistentes, os mais prescritos são a terbinafina e o itraconazol. Algumas vezes este tratamento é combinado com o tratamento tópico.
  • Remoção cirúrgica em casos mais extremos onde há um comprometimento de forma que a terapia medicamentosa não é suficiente. Este é o último recurso à ser utilizado.

Nunca é demais lembrar que é recomendado buscar a orientação de um profissional de saúde, como um dermatologista, para avaliar o caso individualmente e determinar o melhor plano de tratamento.

Deixe um comentário